ENTRARCADASTRAR

Em quais tecidos posso fazer sublimação?

tecidos sublimacao

O transfer por sublimação é um processo muito procurado para garantir excelência na estamparia. Uma das melhores formas de alcançar ilustrações bem definidas, com cores vivas e com excelente acabamento. Utilizar a técnica correta, a tinta apropriada e principalmente ter em mente que existem tecidos corretos para se estampar, é possível se chegar a excelentes resultados.

 

Se você é um profissional de moda e trabalha com produção de peças de roupa, precisa estar por dentro das melhores técnicas e materiais para se conseguir uma estampa de qualidade, não é mesmo? Afinal, os desenhos são verdadeiras obras de arte e influenciam diretamente no acabamento final de uma coleção. Então, se você quer entender quais são os tecidos mais indicados para a sublimação, que é uma das melhores técnicas para estamparia, acompanhe este artigo até o final.

 

Existe apenas um tecido para fazer sublimação?

Ao contrário de que muitos pensam, não existe apenas um tipo de tecido apropriado para a sublimação, mas sim várias opções no mercado têxtil. O mais importante é estar por dentro de quais são as melhores opções e entender o que distingue uma alternativa da outra e como isto pode interferir no resultado final da estampa. Materiais e técnicas estão diretamente relacionadas ao bom acabamento da peça.   

 

Quais são as melhores opções?

Embora o tecido 100% poliéster seja o mais indicado, ele não é o único que se pode utilizar para a sublimação. Como isto funciona na prática? O poliéster é o principal componente dos tecidos sintéticos e ele é muito utilizado porque é o que melhor transfere o tingimento para a fibra. Helanca, tafetá, tecido PP, chiffon, tactel, oxford, cetim, microfibra, organza, musseline, crepe e gazar são alguns exemplos que possuem alto percentual de poliéster em sua composição. Eles são de longa durabilidade, resistência à ruga e também à retenção da cor. Com isso, garantem uma estampa impecável e muito bem definida.

 

Além do poliéster, o que posso utilizar então?

Tudo vai depender do acabamento que se quer dar à peça. O tecido 100% poliéster garante uma estampa perfeita, no entanto, se você pretende dar um acabamento proposicionalmente estonado para a roupa, é preciso analisar a composição do tecido primeiro. Por exemplo, se um tecido tem 70% de poliéster e 30% de viscose, a estampa não vai ficar tão viva quanto ao tecido 100% poliéster. O acabamento da imagem vai perdendo definição de maneira proporcional ao percentual de fibras sintéticas na composição do tecido. Quanto maior for a composição de fibras naturais, mais a sublimação por transferência será prejudicada. Para um acabamento com cores vibrantes em tecidos mistos, ou seja, composto por mais de um tipo de fibra, é fundamental pelo menos 70% de fibras sintéticas, seja ela o poliéster ou a poliamida. Se esta for uma escolha consciente, tudo bem. Afinal, tudo é possível no mundo da moda, não é mesmo?

Agora que você sabe quais são os tecidos que se pode fazer sublimação e qual é o acabamento esperado de cada um deles, conte com a Vale Transfer para produzir a sua coleção com eficiência e qualidade.

 

Olá, deixe seu comentário para Em quais tecidos posso fazer sublimação?

Enviando Comentário Fechar

Veja Também:

Artigos Relacionados