ENTRARCADASTRAR

Conheça 10 mitos e verdades sobre o transfer por sublimação

transfer por sublimação vale transfer

Você sabia que o transfer por sublimação é um processo usado para estampar variados produtos, principalmente, camisetas? E que o método é uma grande tendência no setor da moda? A técnica traz inúmeras vantagens, pois, além de uma personalização facilitada com imagens multicoloridas e fotos, a sublimação é um processo muito rápido e simples.

Para que você entenda melhor, trouxemos no artigo de hoje 10 mitos e verdades sobre o processo de transfer por sublimação. Continue lendo!

 

1. Posso substituir os transfers sublimáticos pelo papel sulfite comum para realizar a transferência

Verdade. É possível fazer essa substituição, entretanto os resultados alcançados são muito inferiores quando comparados aos transfers sublimáticos. Isso acontece devido ao resultante da absorção inadequada da tinta sublimática pelo papel sulfite.

Já que o transfer sublimático não permite a absorção da tinta através de uma resina na superfície do papel, que ajuda a liberação total no momento da prensagem.

 

2. Posso usar novamente um transfer depois da prensagem

Mito. Após a prensagem, a tinta já foi retirada do papel e depositada no material. O manejo correto é muito importante para o sucesso do procedimento.

 

3. O processo de transfer por sublimação é a mudança do estado sólido para o gasoso

Verdade! O transfer por sublimação pode ser resumido dessa forma. Na área da estamparia, essa é uma maneira de imprimir imagens em tecidos e em outras superfícies e objetos.

 

4. O resultado do transfers por sublimação são cores opacas e sem vida

Mito. Isso pode ocorrer se o processo não for realizado da maneira correta, além de não utilizar materiais de qualidade e com a quantidade correta de pigmentos. Quando a sublimação é realizada corretamente o resultado é um produto com estampas vivas e intensas.

 

5. O papel transfer sublimático é classificado como um dos itens básicos para a técnica de estamparia

Verdade! O papel transfer sublimático é um dos itens imprescindíveis para a realização do método. Na sublimação, é efetivo que o papel seja exclusivo para essa finalidade, ou seja, precisa ser um papel especial.

 

6. O processo de sublimação garante que a tinta fique bem fixada no tecido

Verdade. Mesmo com lavagens, depois do processo de sublimação e atritos da roupa, a qualidade da estampa continua a mesma, porque a tinta não sai. Isso ocorre porque durante o processo de sublimação o tecido é aquecido e suas fibras se abrem para receber o vapor da tinta – também aquecida – que colore o tecido de forma permanente.

 

7. A temperatura da prensa é sempre a mesma

Mito! Como o produto usado e a marca e do modelo da prensa podem variar, a temperatura e o tempo ideais também podem.

 

8. O transfer por sublimação é o mesmo que transfer

Mito!Os dois métodos de aplicação de tinta são bem distintos. Em “Transfer” a tinta é aplicada sobre o tecido, diferente da sublimação, técnica em que a tinta penetra nas fibras do tecido – característica que aumenta a resistência da estampa.

 

9. O processo mais antigo de sublimação é a transferência térmica

Verdade! Dos dois processos mais comuns de sublimação – a impressão direta e a transferência térmica – a segunda opção é a mais antiga. Por isso, especificamente nesse caso, uma máquina de prensa térmica é utilizada para transferir a tinta sublimática para o material.

 

10. Somente tecidos podem ser estampados com o método de sublimação

Mito! O processo de sublimação revolucionou vários setores da indústria, como por exemplo, o da moda. A partir desse método, podem ser impressas camisetas, canecas, chaveiros e embalagens, chinelos, etc.

 

Gostou dos 10 mitos e verdades sobre o método de transfer por sublimação? Não deixe de acompanhar o blog e descubra mais sobre esta inteligente maneira de estampar tecidos !!

Olá, deixe seu comentário para Conheça 10 mitos e verdades sobre o transfer por sublimação

Já temos 4 comentário(s). Deixe o seu.
Euclides Vale

Euclides Vale

Legal os 10 mitos e verdades.
VALE u
★★★★★DIA 21.07.17 15h20RESPONDER
Enviando Comentário Fechar
Vale  Transfer

Vale Transfer

Olá Euclides, tudo bem? Esperamos que sim!

Ficamos contentes que você tenha gostado do nosso artigo. Continue acessando nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como esse.

Grande abraço!
★★★★★DIA 21.07.17 15h20RESPONDER
Enviando Comentário Fechar
Enviando Comentário Fechar

Veja Também:

Artigos Relacionados