ENTRARCADASTRAR

Como a Cor do ano influencia o mundo da moda?

cor do ano tendência

Você já parou para pensar em como a cor influencia nos produtos que são comercializados pelo seu negócio em um determinado ano? Interessante, não é mesmo? Basicamente, a maioria dos produtos à venda no mercado da moda não fogem às regras ditadas pelos geradores de tendências, que influenciam diretamente as características do mundo da moda. Uma delas é a tendência das cores, que por ser mais sutil, requer um olhar mais rebuscado para ser notada.

Uma grande geradora de tendências internacionais no mundo da moda é a Pantone, empresa considerada a autoridade mundial em geração de tendências em cores e que, anualmente, há mais de 16 anos, influencia diretamente na definição da Cor do Ano.

 

Pantone cor do ano 2017

Por que a Pantone é uma geradora de tendências?

A empresa foi inovadora ao criar um manual de cores padrão intitulado Pantone Matching System®, que resolveu o problema da produção e combinação de cores precisas para as artes gráficas. Com isso, ela disponibiliza sistemas de reprodução precisos de cores em forma de chip ou leque. Além disso, desenvolve pesquisas de cores e sinaliza quais as tendências para a comunicação, design e fabricantes de várias indústrias.

Para se ter uma ideia da importância da empresa para os setores da moda, da arquitetura e decoração, de arte gráfica, etc, há mais de 16 anos que a Pantone elege, anualmente, qual cor será a Cor do Ano.

 

Em 2017: Greenery

Para o ano de 2017 a nomeada pela Pantone é a Greenery (Pantone 15-0343), que segundo a empresa, é o símbolo de novos começos, reaproxima o homem da natureza e possui um propósito maior entre um cenário social e político complexo:  revive, restaura e renova.

Em 2016, as escolhidas foram o Rose Quartz (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919).  E, em 2015, a cor eleita pela empresa foi o Marsala – um vinho marrom avermelhado.

Para definir a Cor do Ano um grupo de pesquisadores formado por áreas diversas, como: marketing, jornalismo, artes gráficas, publicidade, e principalmente, do design de produto, moda, e interiores, se reúne para identificar as tendências internacionais em cores, as aspirações e desejos dos consumidores, antes mesmo que eles as percebam.

 

Porque a Cor do Ano é tão importante para o mercado da moda e para o seu negócio?

A Cor do Ano pode ser uma arma para impulsionar as suas vendas e incrementar o seu negócio. O uso inteligente destas tendências pode te deixar à frente do mercado! Isso porque, como as cores exercem no cérebro do homem uma forte atração e também podem influenciar o comportamento das pessoas, a tendência, - a Cor do Ano -, tem uma influência no consumo e, logo, na escolha do consumidor.

Consequentemente, as misturas corretas de cores em um produto têm o poder de determinar uma compra, o que significa que ela pode inspirar o senso de admiração das pessoas. Em contrapartida, o contrário, ou seja, a escolha errada pode gerar sentimentos de incômodo e repulsa.

A partir do momento que a Pantone determina a Cor do Ano, sendo ela bem aceita pelo mercado ou não, estamos sendo expostos a essa imposição de várias maneiras – diretamente ou indiretamente e em vários meios de comunicação.

Sendo assim, use isto a seu favor!

 

Gostou do artigo de hoje? Ficou claro para você como a Cor do Ano pode influenciar o mercado da moda? E lembre-se que para completar a coleção com chave de ouro você deve contar comTransfer de qualidade!

Olá, deixe seu comentário para Como a Cor do ano influencia o mundo da moda?

Enviando Comentário Fechar

Veja Também:

Artigos Relacionados